XIV Congresso reafirma reconstrução revolucionária


* Fabiano Severino

O XIV Congresso do PCB contou com participação de comunistas de todas as regiões do País, além de convidados de diversos países. De Foz do Iguaçu participaram três delegados e quatro suplentes. A participação massiva mostra força e o respaldo que o PCB tem, fruto de sua história, entre os comunistas tanto os brasileiros quanto estrangeiros.

A marca do congresso foi o partido reafirmar sua reconstrução revolucionária, deixando de vez com o etapismo que o marcou por um período de sua história, assumindo toda a sua trajetória desde a sua fundação em 1922. Ao fazer sua autocrítica, não negou em nenhum momento sua história, a de um partido que é referência na história do país.

Entender que o caminho para o Brasil só pode ser o da Revolução Socialista rumo ao Comunismo através da construção do Bloco Histórico Revolucionário. Para tanto é necessária a formação de uma Frente Anti-Capitalista e Anti-Imperialista que congregue todas as forças de esquerda revolucionária do País.

Debates – Na abertura do XIV Congresso, o Partido recebeu saudações de vinte e oito delegações internacionais, além de outros partidos, movimentos sociais, entidades nacionais com quem o Partidão tem relações.

Durante os três dias do Congresso foi intenso o debate a partir das Teses: O Capitalismo Hoje; Socialismo: Balanço e Perspectiva e A Estratégia e a Tática da Revolução Socialista no Brasil. Discussão esta que terá como fruto as resoluções que orientaram o PCB durante o próximo período.

A maturidade com que se desenvolveu o congresso é resultado de uma história de muita luta do Partidão, luta contra o divisionismo pelo qual passou e contra a tentativa de liquidação após o X Congresso. É impossível acabar com o Partidão!

Internacionalista
Dois dias antes do Congresso, o PCB organizou o Seminário Internacional com diversos partidos comunistas e outras entidades para debater a crise no sentido de apontar o caminho que os comunistas devem seguir. A ampla participação das delegações estrangeiras mostrou na prática o caráter internacionalista verdadeiro do PCB.

Documentos no site do PCB
Logo estarão disponíveis as resoluções do XIV Congresso do PCB, todas as teses e textos complementares, contribuições estão no site do partido www.pcb.org.br no link XIV Congresso

* Fabino Severino é pedagogo e militante do PCB.

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.