PCB – Foz repudia golpe de Estado em Honduras

O Partido Comunista Brasileiro, Comitê Municipal de Foz do Iguaçu, repudia o golpe de Estado orquestrado pela burguesia oligárquica e perpetrado pelas Forças Armadas corruptas, que destitui o presidente constitucional de Honduras Miguel Zelaya.

Solidarizamo-nos com o povo hondurenho diante do rompimento da ordem institucional e da imposição do obscurantismo arbitrário das elites econômicas, políticas e militares a sociedade deste país. Manifestamos nosso repúdio à opressão da classe trabalhadora, as prisões, torturas e assassinatos de líderes e militantes dos movimentos sociais, populares, estudantis, indígenas e sindicais pelos militares.

O modelo neoliberal esgotou-se em nossa América, o desenvolvimento econômico de uma nação não justifica a exploração de outra. Não há lugar para o medo e ditaduras militares em nosso continente. Novos valores sociais, culturais e econômicos solidários surgiram. Nossa integração caminha aceleradamente, apesar de dificuldades impostas pelas elites econômicas sub-imperialistas de nossos países. A LBA – Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América, a UNASUL – União de Nações Sulamericanas, o MERCOSUL – Mercado Comum do Sul, e vários outros mecanismos fomentam a integração regional e continental nos âmbitos social, econômico, cultural e geopolítico.

Estamos irmanados na busca por uma solução que restitua a ordem constitucional em Honduras e a paz a seu povo. Conformamos a Pátria Grande e nossos povos rechaçam o golpe de Estado e exigem o julgamento dos envolvidos e o retorno imediato à presidência da República de Honduras de seu presidente Miguel Zelaya.

Chamamos as classes trabalhadoras de nossos países a estarem alerta, pois o golpe de Estado em Honduras é apenas um ensaio e pode ser tentado em outros países da região.
O que este golpe militar demonstra é que somente um povo armado pode defender a sua democracia. Lutemos por uma América livre, justa e igualitária.

Viva Honduras! Viva o povo hondurenho! Viva o socialismo

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.