Ousar lutar, ousar vencer!

O Partido Comunista Brasileiro volta a chamar a atenção dos revolucionários brasileiros, pela firmeza e coerência de suas proposições políticas. O XIII Congresso do Partido (março de 2005, Belo Horizonte) consolidou o reencontro do Partido com o melhor de sua tradição de luta.

O PCB não apenas se manteve como legenda ou patrimônio histórico. O PCB vive porque superou, de uma vez por todas, a herança da conciliação de classe e de frouxidão ideológica que lhe marcou na década de oitenta.

Algumas conseqüências desta reconstrução revolucionária do PCB já se sentem: a independência política, a atualidade da luta pelo socialismo, a prioridade no movimento sindical e popular, a refundação da União da Juventude Comunista, a solidariedade internacionalista, a busca da unidade de esquerda socialista e, em especial, dos comunistas revolucionários.

A vida está oferecendo ao PCB uma oportunidade histórica, para crescer com qualidade ideológica, qualificar-se como alternativa e se inserir na agenda políica. Mas isso não é uma fatalidade. O PCB precisa merecer esta possibilidade, conjugando ousadia com responsabilidade e inovando, mas sem abrir mão de princípios nem se afastar do legado de Marx, Engels, Lênin e de outros revolucionários.

Ivan Pinheiro,
secretário geral do PCB

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

3 comentários em “Ousar lutar, ousar vencer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.