Comunistas da tríplice fronteira unificarão lutas

Militantes do PCB e PCP promovem ato político em Foz do Iguaçu (PR)

Camaradas do PCB e Partido Comunista Paraguaio (PCP) estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, com o objetivo estreitar os laços entre os comunistas dos dois países. A reunião aconteceu em 4 de julho, após os contatos realizados durante o Congresso Unitário Popular, realizado em Assunção no mês de junho. O próximo passo é o contato com os camaradas argentinos, que deve ser feito em agosto.

Participaram da reunião Fabian Franco (secretário nacional da Juventude Comunista Paraguaia), Nelson Maidana (secretário político regional do PCP); Natalia Correa (membro do Frente Cultural do PCP); Mariano Gonzalez (membro do PCP e filho de desaparecido da ditadura paraguaia Ruben Gonzalez Acosta), Andrea Taboada (membro da Secretaria Regional Alto Paraná do PCP).

Do lado brasileiro participaram militantes do PCB em Foz, João Albuquerque, Eliandro Avancini, Silvana Souza, Francisco Bertok, Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza, Irma Rodriguez, Antonio Fernandez, Carol Miskalo. O ato político teve felicitações dos Secretários Geral dos dois paises, Najeeb Amado, Paraguai e Ivan Pinheiro, Brasil.

Os participantes enfatizaram a necessidade de uma pauta comum de atividades dos comunistas da fronteira. A idéia é montar uma coordenação local contando com representantes dos três países (Brasil, Paraguai e Argentina) para facilitar e agilizar as comunicações e lutas. O primeiro intercâmbio oficial será a participação dos camaradas paraguaios na I Conferência Municipal do PCB, de Foz do Iguaçu e no lançamento do XIV Congresso Nacional, que acontecerão em agosto.

Para o Secretário-Geral do PCB, Ivan Pinheiro, este encontro “é um fato que marca a postura internacionalista do PCB”, congregando assim a política adotada pelo partido na luta pelo socialismo. Para o Secretário Político de Foz, Eliandro Avancini, isso mostra que “a luta por um novo mundo é comum à todos, independente de sua nacionalidade”, pois o inimigo é comum é o capital que não reconhece fronteiras na sua gana de exploração dos trabalhadores.

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.