“A revolução…” num sábado gelado

“A revolução dos bichos” parou no círculo cultural do PCB em Foz do Iguaçu no sábado passado (25). A sátira ao stalinismo escrita por George Orwell, transformada em filme pelas lentes do diretor John Stephenson, foi assistida pelos militantes do Partidão como mais uma ação do projeto voltado às atividades culturais.

Escritor, jornalista e militante político, Orwell participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista/trotskista e foi perseguido, junto aos anarquistas e outros comunistas, pelos stalinistas. A obra em questão foi escrita em 1944 e demonstra sua critica ao governo de Stalin.

A sessão de vídeos (filmes, documentários, etc) é promovida sempre no último sábado de cada mês. A entrada é gratuita, com direito a café para espantar o frio. Além de fundamental para os militantes do PCB, o evento é aberto a todos amigos do Partido Comunista Brasileiro em Foz do Iguaçu.

Estréia – O círculo cultural do PCB iniciou em junho com a exibição do documentário “Jornal Nosso Tempo: um marco da resistência democrática em Foz do Iguaçu”, produzido pelos jornalistas Carlos Luz e pela jornalista Thays Petters. A dupla reuniu em 34 minutos entrevistas, reproduções de capas do veículo, além de fotos e trechos de vídeos históricos.

Os fundadores do jornal, Aluízio Palmar, Juvêncio Mazzarolo e Adelino de Souza, e o último proprietário, Adão Almeida, contam, no documentário, a trajetória de lutas do jornal –marco na imprensa iguaçuense. O veículo é referência na comunicação alternativa e popular, tendo circulado de 1980 e 1994 em Foz do Iguaçu.

Após a exibição do documentário, o público discutiu a liberdade de imprensa, o papel de jornalistas nas lutas populares, a derrubada da exigência do diploma de formação superior para o exercício da profissão de jornalista. Carlos Luz também relatou que atualmente a trajetória da imprensa iguaçuense é tratada com descaso pelos governantes, que não se importam com a preservação da história da mídia local.

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.