XIV Congresso reafirma reconstrução revolucionária


* Fabiano Severino

O XIV Congresso do PCB contou com participação de comunistas de todas as regiões do País, além de convidados de diversos países. De Foz do Iguaçu participaram três delegados e quatro suplentes. A participação massiva mostra força e o respaldo que o PCB tem, fruto de sua história, entre os comunistas tanto os brasileiros quanto estrangeiros.

A marca do congresso foi o partido reafirmar sua reconstrução revolucionária, deixando de vez com o etapismo que o marcou por um período de sua história, assumindo toda a sua trajetória desde a sua fundação em 1922. Ao fazer sua autocrítica, não negou em nenhum momento sua história, a de um partido que é referência na história do país.

Entender que o caminho para o Brasil só pode ser o da Revolução Socialista rumo ao Comunismo através da construção do Bloco Histórico Revolucionário. Para tanto é necessária a formação de uma Frente Anti-Capitalista e Anti-Imperialista que congregue todas as forças de esquerda revolucionária do País.

Debates – Na abertura do XIV Congresso, o Partido recebeu saudações de vinte e oito delegações internacionais, além de outros partidos, movimentos sociais, entidades nacionais com quem o Partidão tem relações.

Durante os três dias do Congresso foi intenso o debate a partir das Teses: O Capitalismo Hoje; Socialismo: Balanço e Perspectiva e A Estratégia e a Tática da Revolução Socialista no Brasil. Discussão esta que terá como fruto as resoluções que orientaram o PCB durante o próximo período.

A maturidade com que se desenvolveu o congresso é resultado de uma história de muita luta do Partidão, luta contra o divisionismo pelo qual passou e contra a tentativa de liquidação após o X Congresso. É impossível acabar com o Partidão!

Internacionalista
Dois dias antes do Congresso, o PCB organizou o Seminário Internacional com diversos partidos comunistas e outras entidades para debater a crise no sentido de apontar o caminho que os comunistas devem seguir. A ampla participação das delegações estrangeiras mostrou na prática o caráter internacionalista verdadeiro do PCB.

Documentos no site do PCB
Logo estarão disponíveis as resoluções do XIV Congresso do PCB, todas as teses e textos complementares, contribuições estão no site do partido www.pcb.org.br no link XIV Congresso

* Fabino Severino é pedagogo e militante do PCB.

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

2 comentários em “XIV Congresso reafirma reconstrução revolucionária

  1. 898868 68180Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So nice to find any person with some authentic thoughts on this subject. realy thank you for starting this up. this internet site is something that is wanted on the internet, someone with just a little bit originality. helpful job for bringing something new towards the internet! 935177

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.