PSOL de Foz lança candidaturas em convenção estadual

PCB Foz 3 de agosto de 2018 Comentários
PSOL de Foz lança candidaturas em convenção estadual

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) do Paraná homologou suas candidaturas para as eleições 2018. De Foz do Iguaçu, foram lançados os nomes da Professora Cátia para deputada federal e de Jhonatan Vieira para deputado estadual. A convenção estadual do partido foi realizada no sábado, dia 27, em Curitiba.

Durante o encontro, o PSOL selou a coligação com o PCB (Partido Comunista Brasileiro), seguindo assim a aliança nacional entre os dois partidos. O PSOL tem Guilherme Boulos como candidato à Presidência da República, com Sonia Guajajara de vice. As candidaturas têm ainda apoio de movimentos populares.

Cátia Ronsani é moradora de Foz do Iguaçu desde 1996. Ingressou como educadora na rede pública estadual de educação há 12 anos, inicialmente como funcionária de escola. Atualmente é professora e pedagoga no Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

Professora Cátia

Professora Cátia

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), iniciou sua militância em defesa da educação pública no movimento estudantil, durante a graduação. Após ingressar na carreira da educação passou a militar no movimento sindical, fazendo parte da APP-Sindicato.

“Nossa candidatura representa uma alternativa para a população de Foz do Iguaçu e região, principalmente para os/as trabalhadores/as, os servidores públicos, as mulheres, a juventude, os estudantes e todos aqueles/as que estão descontentes e cansados com a velha política dos grupos que estão no poder há anos. Nós representamos essa alternativa porque somos dos de baixo, somos das lutas pela educação pública, das lutas pelos direitos dos mais pobres”, afirma a Professora Cátia.

Jhonatan Vieira, 23 anos, é morador de Foz do Iguaçu, nascido em Medianeira, formando do curso de História Licenciatura e atuante na Educação Popular. Milita no movimento LGBT, nos movimentos de educação e é ativista pelos Direitos Humanos e pela juventude.

Jhonatan Vieira

Jhonatan Vieira

“Queremos questionar os privilégios e apontar uma alternativa que visa representar a classe trabalhadora, sobretudo aqueles mais explorados, como a população LGBT, as mulheres, os estudantes, a juventude trabalhadora, além de defender a educação pública. Vamos ainda questionar a política tradicional, as oligarquias, a política da família e dos privilégios para os mais ricos”, pondera Jhonatan Vieira.

Chapa - O PSOL lançou chapa completa ao pleito deste ano. Para governador, Professor Piva (professor da rede estadual de educação) e para vice-governadora, Fernanda Camargo (assistente social, servidora do TJ-PR e professora universitária). Ao Senado o partido lançou Jacqueline Parmigiani (docente na Unioeste campus Toledo) e Rodrigo Tomazini (trabalhador da rede estadual de educação). No total para Câmara de Deputados são 30 candidatos e para Assembleia 23 candidaturas.