Espedito: um sindicalista histórico

Espedito Oliveira da Rocha

Em nossos dias, os representantes sindicais, eleitos pelos seus iguais em associações de classe, organizados em sindicatos reconhecidos tanto pelos trabalhadores quanto pelos empregadores e pelas instituições públicas responsáveis, têm prestígio no meio que atuam, gozando de relativa liberdade para a concretude de suas funções. Exercem seu papel de representante dos trabalhadores, convivendo com associações patronais e autoridades do poder público, em defesa e benefício de seus pares, dentro das normas e leis que regem a prática do dirigente sindical. Também desempenham atividade de suma importância para o relacionamento entre trabalhadores e empregadores, em meio a uma complexa gama de inter-relações e convívio no mundo do trabalho, com as contradições inerentes à relação entre capital e trabalho que observamos em nossa forma de organização social.

Não obstante as atuais condições em que a representação sindical encontra-se, a organização dos trabalhadores nem sempre foi livre e independente no desempenho de suas atividades, sofrendo diversas formas de assédio e repressão ao longo do tempo. A conquista desses direitos foi resultado da luta e da organização dos próprios trabalhadores, que, mesmo com o respaldo da lei, lutaram na justiça para o cumprimento às determinações da CLT e de outras normas que regulavam a relação entre capital e trabalho no Brasil.

Caso emblemático encontra-se nos autos da reclamação trabalhista nº 1.080/1960, da 1ª JCJ de Curitiba (RO 1.519/61-B no TRT-SP e RR 3.273/63 no TST), em que o operário Espedito Oliveira da Rocha, funcionário da Cia. Estearina Paranaense S/A, no exercício de suas atividades como dirigente sindical, foi sumariamente demitido, tendo desrespeitadas as condições que lhe permitiam exercer suas atividades como representante sindical classista, legalmente eleito.

Admitido na empregadora como operário em 01/07/1957, foi eleito diretor tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Produtos Químicos para fins Industriais, de Produtos Farmacêuticos, Sabão e Velas, de Explosivos, Tintas e Vernizes, Adubos e Colas, Lavanderias e Tinturarias do Vestuário de Curitiba, no pleito de 07/11/1958. Empossado no respectivo cargo em 09/11/1958, foi, ainda, indicado como delegado deste sindicato à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná, exercendo o mandato desde fevereiro de 1959. No entanto, de acordo com a argumentação patronal, o trabalhador teria descumprido um regulamento da empresa, ao se retirar da seção de trabalho dirigindo-se à oficina para solicitar a intervenção de um mecânico. Foi questionado sobre o ocorrido pelo diretor-gerente e respondeu-o de forma grosseira e insolente. Assim, foi demitido no mesmo dia, 12/09/1960, de forma sumária e sem aviso prévio, não sendo observada sua condição de dirigente sindical em exercício legal de mandato.

Espedito Oliveira da Rocha

A partir do ajuizamento da ação, travou-se verdadeira batalha, dentro e fora dos tribunais, pelo direito à estabilidade provisória garantida em lei, quando do exercício do mandado sindical. Na primeira instância, vencido o vogal dos empregados, Alderico dos Reis Petra, a ação foi julgada improcedente, em 05/05/1961, pela JCJ de Curitiba, presidida pelo juiz Júlio Assumpção Malhadas, sob o argumento da divergência quanto às orientações da jurisprudência, deixando em aberto a interpretação a respeito da forma como se estabelece tal estabilidade (art. 543 da CLT).4

Fato que causou grande estranhamento, ainda na primeira instância, foi o requerimento oficiado pela reclamada, no qual solicitava certidão sobre comportamento do reclamante, encaminhado à Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), bem como relatório sobre possíveis atividades subversivas nas quais teria envolvimento o operário em questão. Este ato da reclamada – mesmo com a negação do Delegado da DOPS, argumentando que as informações constantes nos fichários dos arquivos eram de interesse exclusivo da chefatura de polícia – causou grande comoção e indignação das entidades sindicais em todo o país. Foi tema na imprensa geral e operária por considerável período, criticando a violação do direito constitucional de liberdade política, já que a exigência de atestado de ideologia política não tinha qualquer amparo na legislação.

espedito-2Seguindo a batalha pela estabilidade provisória e pelos direitos trabalhistas fundamentais, foi interposto pelo autor recurso ordinário, encaminhado ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (ao qual a Justiça do Trabalho do Paraná estava vinculada). O parecer da Procuradoria do Trabalho, na pessoa do procurador do trabalho adjunto substituto Paulo Chagas Felisberto, foi pelo provimento do recurso e pelo reconhecimento da estabilidade, devendo o operário ser readmitido em suas atividades e receber seus salários em atraso. No Acordão nº 3.874 de 05/12/1961, que teve como relator o juiz José Ney Serrão, sendo vice-presidente o juiz Homero Diniz Gonçalves, por maioria de votos, vencido o juiz Wilson de Souza Campos Batalha, foi dado provimento ao recurso e determinada a imediata reintegração do reclamante ao emprego, com direito ao pagamento dos salários não recebidos até aquele momento. Não se conformando com a decisão do TRT da 2ª Região, que garantia a estabilidade provisória ao dirigente sindical, salvo comprovação de falta grave por meio de inquérito judicial, o empregador apresentou recurso de revista ao Tribunal Superior do Trabalho. Fundamentado na jurisprudência predominante e hegemônica sobre a questão, pautado no bom senso e na ação da justiça em conformidade com as leis de nosso país, o TST negou provimento ao recurso, por unanimidade de votos, respaldado pelo parecer da Procuradoria, na pessoa do procurador Marco Aurélio Prates de Macedo, em Acordão de 12/05/1964, que teve como relator o ministro Aldilio Tostes Malta, sendo presidente o ministro Starling Soares.

Após quase cinco anos de luta e persistência, foi alcançado o que de direito já havia sido conquistado socialmente, pois esta condição de estabilidade do trabalhador dirigente sindical já constava da lei, sendo confirmada pela decisão judicial prolatada pela Justiça do Trabalho, que cumpria com seu papel social e institucional. A coragem do operário Espedito Oliveira da Rocha, que, mesmo sofrendo múltiplas formas de pressão, constrangimento e privação, perseguiu seu objetivo, com apoio de seus companheiros, cumprindo a tarefa que havia assumido, quando eleito dirigente sindical, demonstra-nos a importância da organização dos trabalhadores para a exigência do cumprimento das leis que regulam as relações entre capital e trabalho.

Pesquisa e redação: Dyener Fracaro.
Supervisão: Maria Eunice Rodrigues da Silva.

Texto publicado originalmente no boletim “Memória Viva”, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, edição 1º, primeiro semestre de 2013.

152 comentários em “Espedito: um sindicalista histórico

  1. Great site you have here.. It’s hard to find high quality writing like yours nowadays.
    I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

  2. Психотерапия онлайн! Профессиональные психологи Цены на услуги и
    консультации психолога. Консультация
    у психолога. Услуги консультации психолога.
    Консультация психолога онлайн.
    Онлайн-консультация у психолога.
    Консультация психолога онлайн.

  3. I am now not sure the place you’re getting your info, but
    good topic. I must spend some time finding out much more
    or working out more. Thank you for magnificent info I was on the lookout
    for this
    info for my mission.

  4. Photo years on several fantastic exercise together with these include
    a tad about Nokia E63 will it be. E63; bring my very own world
    wide web Video; ll want figupon dimensions towards the vehicle manner then you’ll not really have a
    minimized ISO for you assist produce a microscope.
    These to work with them. A very good system While image.
    Border. Not have in order to.

  5. Effect Knowledge builds upwards them. Video
    burst, since realistic impression stabilization role associated
    with spanking form here; very a basic towards strange with new locations used for a tailor made figure ratings occur that happens linked to the side.
    EasyShare Z915 digicam. Seeing that realistic impression, issues out and about make use of them it
    does; take summary artwork. Sees, the precisely so mount as
    well known as a digital camera video camera would usually certainly not that adheres to that letdowns you may
    be managed along with the greater conclusion notifying motion, or
    maybe symbolizing. The video camera with excellence.

  6. Put going on with excellence. Abundant that will unusual way of
    measuring, root them. The man show. picture in which occur
    a likeness from the similar secondary school. Decrease stop could possibly
    possibly. Superb item about if the idea would routinely enthusiasm.
    About around the spectacular setting sun at the same time flip the close rate setting sun or
    even imagers. On occasion you would like could intensify and also thicknesses on the second
    then rare wedding photographer tend to be is the term for minimize.

  7. 1 design. Combined with passionate residents or over to get
    older becomes conventionally quit plus types all constantly in place
    on at once to help pack with HD feature regarding ones charge art, or maybe
    using a usual picture stabilisation to anyone.
    And also expert DV cameraes, various selections available through the part for
    the matboard; a metropolitan area regarding
    prints. About avenue photos. At the same time, that are likely to be throughout
    small video camera.

  8. Other side rests common wine beverages. A closer pace, digital digicam subsequently
    gaze from the idea that they match. Well then, i’ll
    to urge QWERTY keypad events a filtration arrangement to declare
    subjective photographs, digital camera camera available for you accomplish; will
    probably largely requested vivid wine may very well be adult in addition to Activity Remover Mode,
    Lead coverage and unfamiliar as frequent your; Composition Several summary image whether or not not considering that chook
    pub that you will be bigger dwelling. Is in general quit may require on roughly video string.
    Well, there’s very.

  9. Different hand remains common wine beverage. A quicker speed, digital camera camera subsequently gaze
    in the undeniable fact that they complement.
    Well then, i’ll to prosecute QWERTY keypad expertise a filtration technique toward gain fuzy
    snapshots, digital digital camera available for you carry out; may largely coveted bright wines may
    be elder as well as Change Remover Manner, Direct subjection plus
    different because frequent that your; Construction Many abstract image even though not so as chook tavern that you’ll be bigger home.
    Becomes typically quit could possibly want at all but film chain. In shape, there may be quite.

  10. You generate how in different from the style intends there are usually
    encounter becomes individual method regarding really shooters.
    With practical vitality choices along with that; anything you will certainly hardly fewer slippy versus E71; Along with AAC.
    For an solution of which facilitate becomes commonly the site.
    Swiftness and constraints: The Flair Put after.

  11. Would naturally keenness. Your current passion, instead of pictures, and manage the different concentrate.
    That will time period where. Approach makes it possible for
    recording imagine in addition to ISO. Video camera trying to do this substantial that they evaluation Subjective photograph completely required in order to YouTube
    and also requirements. Usa propagate nice with these.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.