El III Congreso de la Juventud Comunista Paraguaya

O III Congresso da Juventude Comunista Paraguaia contou com a participação de jovens de vários países da América Latina, dentre eles Chile, Venezuela, Argentina e Brasil. Representantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e do movimento campesino também participaram do evento, promovido no dias 26 e 27 de setembro, em Ita (PY).

Um dos principais debates ocorridos no congresso foi sobre os governos socialistas e populares que estão sendo fortalecidos na América Latina. Os participantes discorreram sobre Rafael Correa, Hugo Chávez, Lula e, principalmente, sobre a questão do apoio do partido ao governo de Fernando Lugo.

De um lado temos um grupo que acredita no atual governo como uma forma de transição de uma estrutura mais elitista para uma mais popular. De outro, um grupo que entende que esse mandato tem uma postura de falso esquerdismo, abandonando o compromisso firmado com os movimentos sociais de esquerda.

Quando o tema é o atual governo paraguaio as opiniões são diversas, mas no geral todos concordam que pressioná-lo é imprescindível para que algum dia o Paraguai possa viver tempos melhores e em um sistema político mais justo e igualitário. No momento da candidatura à presidência, os movimentos sociais de esquerda concordaram em apoiá-lo com três condições básicas: participação política profunda, reforma agrária integral com a participação dos movimentos campesinos e luta pela soberania nacional.

No encerramento do Congresso a imprensa esteve presente, assim como alguns representantes de movimentos políticos do Paraguai, senador Sixto Pereira, representante da embaixada cubana Luis Arturo; representante do MP 24 de Junio e um representante do P-MAS. A Juventude Comunista Paraguaia deu um tapa na cara de quem pensou que o Congresso seria mais um movimento desorganizado e esvaziado.

Congresso define nova direção da JCP
No congresso também foi definida a linha de luta da juventude para os próximos dois anos e votada a nova direção nacional da JCP.

· Álvaro Lo Bianco- Direção nacional
· Nelson Labiana- Relações Internacionais
· Cintia Vera- Tesouraria
· Jose Tomas Benitez y Aldo Sote- Movimento Campesino
· Rolando Amarilla- Movimento Obrero (trabalhadores urbanos)
· Fabrício Arnella- Movimento Estudantil
· Carlos Portillo y Nadia Staple- Suplentes

Vai vendo…
Decepcionados com tudo o que viram, os meios de comunicação elitistas na manhã seguinte já bombardearam a mídia paraguaia com matérias depreciativas com relação ao movimento comunista. As chamadas das matérias buscavam mostrar um movimento utópico e despreparado para a luta. A favor de uma unidade bélica entre os países da América Latina, descontextualizando a questão do avanço do imperialismo norte-americano e a exploração dos povos latinos. A imprensa burguesa se incomodou realmente com a organização da JCP.

Não é só aqui que existem movimentos “pseudo-revoluionários” no Paraguai também tem… A imprensa para mostrar que o congresso foi invalidado, contou a todos que Camilo Soares, representante de um partido pelego de muita aceitação, foi convidado e não compareceu no evento, mandando um representante seu. É lógico que não podemos nos fechar para o mundo e rachar com todos os “pseudo-comunistas”, mas que a participação da burguesia em movimentos populares e REVOLUCIONÁRIOS é questionável em diversos aspectos.

Tapa na cara da burguesia….
Congratulo a organização e a organicidade da juventude comunista paraguaia, por não desistirem da luta por um mundo mais justo…
Só para não perder a linha deixo um único pensamento:
“PROLETÁRIOS DE TODO MUNDO, UNI-VOS!”

Saudações revolucionárias…
Ana Carolina Miskalo- UJC

Serviço
PCB Foz do Iguaçu
www.pcbparana.blogspot.com
E-mail: pcbparana@gmail.com

4 comentários em “El III Congreso de la Juventud Comunista Paraguaya

  1. 161411 713843Its a shame you dont have a donate button! Id without a doubt donate to this brilliant blog! I suppose for now ill settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will share this weblog with my Facebook group. Chat soon! 501382

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.