Camarada Jorge Chaves, presente!

jorge-chavesFaleceu na sexta-feira, em Curitiba, aos 48 anos Jorge Chaves, que nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde foi trabalhador da indústria de calçados, participando e organizando diversos segmentos na década de 80. Já no Paraná, chegando em Curitiba em 1997, trabalhou ativamente na organização da categoria dos vigilantes, fazendo avançar enormemente a luta de tal categoria.

Filho de operários, iniciou na militância aos 14 anos no movimento estudantil, em 1980, quando foi presidente de grêmio. Depois, quando era funcionário de uma fábrica de calçados, defendeu os colegas descontentes com a exploração da categoria e foi da oposição sindical dos sapateiros de Campo Bom.

Foi secretário de Associação de Moradores Amonta, de Piraquara e representante eleito para Conselho de Saúde. Também foi eleito delegado na 1º Conferência Nacional das Cidades e 1º Conferência Nacional da Economia Solidária.  Presidiu a Cooperativa de Trabalhadores de Vigilantes, Porteiros e Limpeza e coordenou a oposição dos vigilantes de Curitiba e Região.

Militou e dedicou toda a sua energia e sua vida organizando e construindo o PCB, desde a base ao Comitê Central (CC).
Mesmo já lutando contra o câncer desde 2010, Jorge ainda assumiu a tarefa da Secretaria Política do partido no Paraná em 2013 e no XV Congresso foi merecidamente indicado para compor o CC.

Na etapa estadual do XV no Paraná, Jorge defendeu enfaticamente a necessidade do partido tomar as ruas, planejou e pensou o partido, mesmo sabendo que não estaria presente para ver isso, pois já estava em fase terminal da doença.
Jorge Chaves
12/02/1966 a 01/08/2014

Ousar lutar, ousar vencer
Jorge Chaves, presente, agora e sempre!

67 comentários em “Camarada Jorge Chaves, presente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.